Desvendando o Marketing de Conteúdo em sete passos!

O marketing ganha cada vez mais espaço nas agências de comunicação, tendo com isso um papel muito importante na fundamentação de estratégias e dicas para cada cliente, seja na posição em pesquisas no Google, na conversão de vendas, na fidelização de clientes, entre várias outras possibilidades. Tudo depende do ramo em que as empresas atuam.

Como uma maneira de engajar o público-alvo, aumentar a rede de clientes e novos potenciais, o marketing de conteúdo é fundamental.

Ele atrai, envolve e ainda gera valor para as pessoas criando então uma visão positiva da marca e gerando assim mais vendas. Afinal, as pessoas buscam sempre informações antes de fazer qualquer compra.

Este tipo de marketing deve estar completamente alinhado a isso!

Para criar uma estratégia de marketing é preciso estar alinhado ao seu público-alvo. Para isso, alguns passos devem ser seguidos, confira:

Passo 1 – Persona

Conhecer a fundo seu público é essencial.

É preciso saber o que cada um deles consome, quais mídias mais utilizadas, seus interesses, suas fontes, quando fazem pesquisas, ou seja, a persona é a personificação do cliente ideal. Somente assim, você conseguirá criar conteúdos que sejam assertivos.

Sabendo as necessidades e desejos da sua persona é preciso nortear seu posicionamento no site e/ou blog para direcionar todos os textos produzidos por você e pela sua equipe.

Passo 2 – Palavras-chave: Keywords

Keywords são palavras pesquisadas nos buscadores utilizando termos simples e específicos. Eles nortearam todo tipo de busca.

É preciso definir quais as suas palavras-chave no texto pois, elas irão ajudar nas métricas do Google para identificar o tema e te posicionar melhor.

Isso facilita também que o seu site apareça nas primeiras páginas de pesquisa dos buscadores.

Passo 3 – SEO: Search Engine Optimization

O SEO é a prática responsável por auxiliar os buscadores do como Google e outros, a compreender o seu conteúdo e mostrá-lo quando o assunto relacionado ao seu conteúdo for buscado.

Porém, para que o seu conteúdo seja mostrado e, consequentemente, encontrado por novos visitantes, é necessário otimizar ao máximo o seu conteúdo, trabalhando cuidadosamente as palavras-chave dentro do texto, nos títulos e links relacionados.

Mas não se engane, o SEO também considera possíveis técnicas de On Page e Off Page, que devem ser aplicadas na codificação das páginas do site e no trabalho de adquirir links externos, respectivamente.

Estar bem posicionado faz com que alcance seu público com mais facilidade.

Passo 4 – CTA – Call To Action

Muito conhecido entre os profissionais de marketing, o CTA é um espaço ou botão que incentiva a pessoa a realizar uma ação.

Pode ser curtir sua página no Facebook, ler outro artigo relacionado ao tema, deixar comentários sobre o que acabou de ler, baixar um eBook, participar de eventos ou grupo de discussões e até mesmo aproveitar promoções que você está oferecendo.

Nesse item, explore a criatividade para atrair cada vez mais visitantes, e induzir o leitor a realizar a ação sugerida. Normalmente, o CTA complementa o final do texto, logo após a conclusão.

Passo 5 – Oferta

Sempre que incentivamos um visitante a ler nosso conteúdo normalmente o cliente faz. Por isso, é preciso entregar tudo que se é prometido.

Vale lembrar, que esse é um dos momentos cruciais no processo do Marketing de Conteúdo (Inbound Marketing), pois é quando um visitante não só declara que deseja aquele conteúdo, como fica explícito também que ele tem uma necessidade, e que talvez a sua empresa possa atendê-la.

Todo conteúdo criado é uma oferta, e por isso é preciso estar bem escrito, de fácil entendimento, bem diagramado, com boas imagens e que permita um relacionamento com o público-alvo.

Passo 6 – Lead

O lead é o primeiro estágio de qualificação de um contato.

É o sinal que o visitante transmite à sua empresa que ele possui interesse em algum conteúdo, serviço ou produto do seu negócio.

Segundo especialistas da Hubspot, pioneira nas práticas do Marketing de Conteúdo (Inbound Marketing), o lead consiste em um usuário que adquiriu algo gratuito em troca de suas informações, como por exemplo um eBook ou uma consultoria.

Nesse passo é preciso definir bem quais os dados serão necessários o público inserir para receber o eBook gratuito, como no exemplo acima. Nome e e-mail são itens que não podem ser esquecidos nesse caso.

Passo 7 – Landing Page

A Landing Page é o espaço destinado à publicação e divulgação do seu produto ou da sua oferta.

Nela estarão presentes os melhores argumentos sobre o seu negócio. É o último contato que você terá com esse visitante antes de ele se tornar um lead.

É o momento em que ele deverá preencher o formulário e permitir que você e sua empresa se comuniquem com ele por e-mail, telefone ou redes sociais.

Resumindo:

– Descobrir seu cliente/audiência alvo;
– Planejar conteúdos sobre o que sua audiência queira ler;
– Manter um tom de voz adequado e frequência constante;
– Publicar conteúdo para cada estágio da jornada de compra;
– Distribuir seu conteúdo nos canais e momentos corretos.

As pessoas buscam por qualidade e por informação, todos pesquisam antes de efetuar qualquer tipo de compra, por isso você deve fornecer informações e também mostrar como sua empresa pode ajudar na necessidade de cada um dos consumidores.