Fique atento aos erros que você pode cometer em sua campanha de SMS!

Quem nunca recebeu um SMS às altas horas da madrugada, oferecendo algum serviço que você sequer tem interesse? E aquele spam insistente de 15 em 15 minutos que parece mais um golpe do que uma oferta? Essas práticas são tiros nos pés das empresas. Ainda que a comunicação por SMS possa alavancar seus negócios, é preciso ficar atento para não cometer alguns erros básicos na hora de planejar sua campanha.

Não obter permissão do cliente para mandar as mensagens
Esse erro é clássico e geralmente é cometido por quem procura empresas piratas para o envio de SMS, especificamente aquelas que prometem, além do envio das mensagens, bancos de dados já estabelecidos. Fuja desse tipo de furada!

O seu banco de dados deve ser construído organicamente, como parte da estratégia de marketing da sua empresa. O cliente deve fazer a escolha de informar seus dados, não receber bombardeios de ofertas e comunicados aleatórios.

Mandar SMS fora de hora

Não existe nenhum comunicado da sua empresa que precise ser enviado às 3h da manhã. Grande parte dos clientes não vai nem ver a mensagem e o resto vai acordar e “xingar muito no Twitter”. É preciso planejar bastante e pensar qual é o melhor horário para cada tipo de mensagem. Você tem um restaurante? Talvez seja uma boa ideia disparar cupons de descontos para seus clientes no fim da tarde, não às 22h, quando quase todos já escolheram onde jantar.

Linguagem inapropriada

Só porque você está usando um meio de comunicação que consagrou uma linguagem informal extremamente abreviada, não significa que sua empresa precisa embarcar nessa onda. É melhor escolher cuidadosamente cada palavra, talvez até falando menos, do que tentar falar muito economizando caracteres com vários “vc”, “amg” e “hj”.

Conteúdo repetitivo

O SMS precisa complementar, de alguma forma, seus serviços. Seja com promoções, recompensas para clientes fiéis ou acompanhamento de pós-venda, esse canal de comunicação precisa gerar algum benefício para o consumidor. Repetir as mesmas mensagens o tempo todo não vai convencer ninguém a procurar seus serviços, só vai tornar a ideia de se desvincular de seu cadastro mais tentadora.

Mensagens não personalizadas

O mercado hoje é extremamente segmentado em nichos cada vez menores. Mensagens monolíticas e massificadas simplesmente não têm a mesma eficácia do que um tratamento mais personalizado. A dica é dividir seu banco de dados em diferentes categorias, como idade, gênero, ocupação, hobbies e hábitos de compras, por exemplo. É possível até mesmo personalizar a mensagem com o nome dos clientes, uma excelente maneira de aproximar a relação dele com sua empresa. Dessa forma, sua campanha vai atingir as pessoas certas, garantindo melhores resultados.

Não oferecer a opção para que o cliente saia do cadastro

Esse é um pecado capital dos serviços de SMS. O cliente precisa ter sempre clara a opção de se desvincular de suas campanhas, sem dificuldades, na hora que quiser, por qualquer razão. Sem isso, o cliente passa a sentir que está preso em um serviço de spans e a imagem da sua empresa sai manchada.

Quer conectar a Sua Empresa aos Seus Clientes? Indicamos o serviço de um de nossos parceiros Mister Sites. Acesse o mistersms.com.br e saiba mais!