O certificado digital e-CNPJ pode trazer mais dinamismo à sua empresa!

Com a digitalização da informação, muitos dos processos administrativos e jurídicos, outrora símbolo de burocracia e acúmulo de papel, adaptaram-se para o meio digital.

O certificado digital surge como uma ferramenta inteligente para a segurança da informação e, a partir dela, torna-se um facilitador de processos anteriormente custosos e vagarosos.

Como o e-CNPJ pode agilizar processos?

Dentre os certificados, o e-CNPJ se destaca por trazer, mais do que mera informação digitalizada, a possibilidade de dinamizar muitos dos processos diários de uma empresa. Confira abaixo algumas das vantagens que o e-CNPJ possui.

Emissão de NF-e

A posse de um e-CNPJ dá direito a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), o que facilita, assegura e reduz os custos no processo de emissão de notas fiscais. Sem a necessidade de utilizar formulários timbrados, os custos diminuem e o armazenamento, além de não demandar espaço, torna-se mais seguro e facilmente localizável.

Transações bancárias seguras

Com a possibilidade de abrir contas em bancos a distância, numa transação bancária, por exemplo, o certificado digital eliminaria a possibilidade de fraudes no internet banking. Asseguradas as transações, torna-se desnecessário deslocar-se ao banco, reduzindo tempo e os custos envolvidos no processo.

Redução de custos e agilidade na autenticação de documentos

Muitos dos documentos necessitam de autenticação em cartório para possuir validade fiscal. Isso demanda tempo e investimentos preciosos para a saúde administrativa e financeira de uma empresa. O e-CNPJ funciona como uma assinatura digital autenticada e permite gerar, rápida e remotamente, documentos com valor fiscal e jurídico.

E-mails certificados por assinatura

Assim como a assinatura manual presente em documentos físicos, a assinatura digital, gerada pelo e-CNPJ e incorporada em correios eletrônicos, valida e confirma a natureza e identidade das informações constantes no corpo de um e-mail, assegurando acordos, pedidos e negociações internas ou externas.

Assinar contratos digitalmente

Através do Portal de Assinaturas, um gerenciador de transações eletrônicas, o e-CNPJ elimina a necessidade da presença das duas partes envolvidas na assinatura de um contrato e assina, digitalmente, contratos e quaisquer outros documentos que antes exigiam a assinatura manual e tudo com validade jurídica.

Rápida consulta de situação fiscal pelo e-CAC

O Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) é uma plataforma com serviços exclusivos para usuários de certificado digital. Nele é possível, de maneira simples e rápida, consultar a situação fiscal, intimações, fazer procurações, contas a pagar e demais informações vinculadas ao e-CNPJ, sem a necessidade de se deslocar até uma agência física da Receita Federal ou de apresentar inúmeros documentos.

Ele Garante mobilidade

Por exemplo, é possível formalizar negócios à longa distância. Hoje, já existe a versão Mobile ID do Certificado Digital, que é armazenada no smartphone ou tablet. Ou seja: contratos podem ser formalizados enquanto o tomador de decisão está aguardando um voo, por exemplo.
Autorizações ao contador, que cuida dos negócios da empresa, podem ser enviadas remotamente também. Tudo isso com apenas alguns cliques e rapidamente, tornando-se cada vez mais indispensáveis nos dias atuais.

Com a economia de tempo adquirida pela dinamização dos processos, é possível tornar a sua empresa mais estratégica, traçando planos de investimento, otimização de processos e treinamento de funcionários, por exemplo. Essa é, com efeito, a maior das vantagens que o e-CNPJ pode trazer a sua empresa.

 

Autor: Arthur Marangon – especialista em performance orgânica e conteúdo digital