Uma tendência que vem crescendo é o uso de sites de Página Única, ou como é mais conhecido no Brasil, One Page Design. Eles trazem muitas facilidades para desenvolvedores e designers, mas seria esta uma boa estratégia para SEO?
As Vantagens do One Page Design
– Melhor Experiência em Navegação Mobile
Já não é novidade que a maioria das pesquisas executadas pelo Google são através de dispositivos mobile. Ter todo o conteúdo do site em uma simples página pode ajudar tanto no carregamento das informações quanto na navegação de seus usuários. Muitos destes possuem dificuldade de navegar em sites multi-page, pois podem ter algum problema para clicar em abas ou links específicos.
– One Page Design é ótimo para sites focados em nicho
Single Pages são ótimas se você está querendo se comunicar com uma audiência específica, como uma palestra, show, empreendimento imobiliário, etc. Você tem todo o controle na navegação que o usuário irá fazer e não precisa pensar muito em links e fluxos para suas conversões.
Falando em SEO, este tipo de estrutura pode ser importante se você trabalha somente com uma palavra-chave ou um conjunto de palavras-chave que se identificam com sua audiência.
– Ótimo para autoridade
Links são uns dos principais fatores que determinam um bom posicionamento de seu site. Os benefícios são que o o One Page Design vai ajudar muito nisto. Cada link externo gerado trabalha de forma independente, logo se meu site tiver somente o domínio, esta autoridade será infinitamente maior que a de sites multi-página.
O conteúdo em sites de página única apresentam muitos detalhes
Outra desvantagem nos sites One Page Design é que o conteúdo publicado neles geralmente não é tão específico quanto o que é publicado em sites de várias páginas. Você não tem o luxo de dedicar uma página separada para cada tópico que deseja cobrir; Em vez disso, todas as suas informações precisam ser apresentadas em uma página.
Mas, mesmo sendo incrível o seu layout, os visitantes ainda podem acabar se decepcionado com a falta de conteúdo relevante. É praticamente impossível cobrir a mesma quantidade de informações em uma página como está em várias páginas. Isso representa um problema para os visitantes que estão procurando conteúdo detalhado e relevante sobre tópicos específicos.Sites de página única não permitem algumas estratégias avançadas de SEO
Existem certas estratégias de SEO e melhores práticas que simplesmente não funcionam em um site de uma única página. Uma dessas estratégias é chamada de “siloing“. Siloing é “a prática de estruturar seu site em áreas principais de interesse com a finalidade de demonstrar autoridade nessas áreas”. Em termos simples, siloing é uma maneira de organizar seu site em categorias e subcategorias a fim de exibir melhor o seu conteúdo.
Aqueles que se destacam no siloing terão um tema principal e o quebrarão em tantos subtópicos que acabam cobrindo cada um destes assuntos com extremo detalhe, respondendo assim a maioria das perguntas colocadas pelos seus visitantes e otimizando o ranqueamento de suas páginas em uma infinidade de palavras-chave e assuntos diferentes.
Isso simplesmente não é possível fazer bem em um site de página única. Seria uma bagunça extrema a tentativa de organizar uma tonelada de detalhes específicos sobre muitos tópicos diferentes em uma única página. A arquitetura de várias páginas é um modelo organizacional muito melhor para o siloing.
Conclusões finais
Na minha opinião, um site em One Page Design (em página única), não apresenta um desempenho tão bom em SEO quando os sites multi-páginas. Mas como escrevi anteriormente, vai ver que quem opta por esta arquitetura não tem o SEO como foco principal.
Ao determinar se o seu site deve ser em página única ou multi-página, você precisa considerar as metas para o seu negócio e o que você está tentando realizar com seu site.
Você também deve levar em conta seus clientes e público-alvo, e decidir qual arquitetura irá proporcionar uma melhor experiência.
Autor: Carlos Almada