One Page Design é Bom ou Ruim para o SEO?

Uma tendência que vem crescendo é o uso de sites de Página Única, ou como é mais conhecido no Brasil, One Page Design. Eles trazem muitas facilidades para desenvolvedores e designers, mas seria esta uma boa estratégia para SEO?

As Vantagens do One Page Design

– Melhor Experiência em Navegação Mobile

Já não é novidade que a maioria das pesquisas executadas pelo Google são através de dispositivos mobile. Ter todo o conteúdo do site em uma simples página pode ajudar tanto no carregamento das informações quanto na navegação de seus usuários. Muitos destes possuem dificuldade de navegar em sites multi-page, pois podem ter algum problema para clicar em abas ou links específicos.

– One Page Design é ótimo para sites focados em nicho

Single Pages são ótimas se você está querendo se comunicar com uma audiência específica, como uma palestra, show, empreendimento imobiliário, etc. Você tem todo o controle na navegação que o usuário irá fazer e não precisa pensar muito em links e fluxos para suas conversões.

Falando em SEO, este tipo de estrutura pode ser importante se você trabalha somente com uma palavra-chave ou um conjunto de palavras-chave que se identificam com sua audiência.

– Ótimo para autoridade

Links são uns dos principais fatores que determinam um bom posicionamento de seu site. Os benefícios são que o o One Page Design vai ajudar muito nisto. Cada link externo gerado trabalha de forma independente, logo se meu site tiver somente o domínio, esta autoridade será infinitamente maior que a de sites multi-página.

Os Pontos Negativos do One Page DesignSites de Página Única não Permitem a Segmentação por Palavras-chave AmplasInfelizmente, há algumas desvantagens de SEO para sites de página única – sendo o ranking de palavras-chave sendo um deles. Sites de página única geralmente devem ser projetados em torno de um conceito principal, o que limita sua capacidade de classificação para uma grande variedade de palavras-chave.Um dos benefícios de um site multi-página é que cada página em seu site é uma nova oportunidade para se posicionar para uma audiência específica (ranqueamento) de acordo com o tema de cada página. Isso pode acabar sendo um fator decisivo para algumas empresas ou prestadores de serviços.Se você depende muito do Google para encontrar novos clientes, talvez seja melhor criar um site de várias páginas que incorpore palavras-chave diferentes em cada página, com a finalidade de atrair um público mais amplo. Mas se a pesquisa do Google não é uma prioridade principal para sua empresa, a falta de classificação de palavras-chave não deve representar um problema.

O conteúdo em sites de página única apresentam muitos detalhes

Outra desvantagem nos sites One Page Design é que o conteúdo publicado neles geralmente não é tão específico quanto o que é publicado em sites de várias páginas. Você não tem o luxo de dedicar uma página separada para cada tópico que deseja cobrir; Em vez disso, todas as suas informações precisam ser apresentadas em uma página.

Mas, mesmo sendo incrível o seu layout, os visitantes ainda podem acabar se decepcionado com a falta de conteúdo relevante. É praticamente impossível cobrir a mesma quantidade de informações em uma página como está em várias páginas. Isso representa um problema para os visitantes que estão procurando conteúdo detalhado e relevante sobre tópicos específicos.Sites de página única não permitem algumas estratégias avançadas de SEO

Existem certas estratégias de SEO e melhores práticas que simplesmente não funcionam em um site de uma única página. Uma dessas estratégias é chamada de “siloing“. Siloing é “a prática de estruturar seu site em áreas principais de interesse com a finalidade de demonstrar autoridade nessas áreas”. Em termos simples, siloing é uma maneira de organizar seu site em categorias e subcategorias a fim de exibir melhor o seu conteúdo.

Aqueles que se destacam no siloing terão um tema principal e o quebrarão em tantos subtópicos que acabam cobrindo cada um destes assuntos com extremo detalhe, respondendo assim a maioria das perguntas colocadas pelos seus visitantes e otimizando o ranqueamento de suas páginas em uma infinidade de palavras-chave e assuntos diferentes.

Isso simplesmente não é possível fazer bem em um site de página única. Seria uma bagunça extrema a tentativa de organizar uma tonelada de detalhes específicos sobre muitos tópicos diferentes em uma única página. A arquitetura de várias páginas é um modelo organizacional muito melhor para o siloing.

Conclusões finais

Na minha opinião, um site em One Page Design (em página única), não apresenta um desempenho tão bom em SEO quando os sites multi-páginas. Mas como escrevi anteriormente, vai ver que quem opta por esta arquitetura não tem o SEO como foco principal.

Ao determinar se o seu site deve ser em página única ou multi-página, você precisa considerar as metas para o seu negócio e o que você está tentando realizar com seu site.

Você também deve levar em conta seus clientes e público-alvo, e decidir qual arquitetura irá proporcionar uma melhor experiência.

 

Autor: Carlos Almada