Seis dicas para bombar sua empresa no Facebook!

Passo 1 – Crie uma página para o seu negócio

Parece óbvio, mas é ai que muitas empresas já estão destinadas ao fracasso digital pelo simples fato de não saber como divulgar seus produtos por meio de uma página de negócios.
Seu produto não é uma pessoa para ter uma página de perfil. Eu, por exemplo, não costumo conversar com um skate ou um tênis no Facebook.

Crie uma página para sua empresa, produto ou serviço. Entre em https://www.facebook.com/pages/create.php.
Selecione entre Negócio Local, Empresa ou Organização, Marca ou Produto, Artista, Banda ou Figura Pública, Entretenimento e Causa ou Comunidade.

Complete todo o cadastro, adicione uma foto de perfil que tenha realmente haver com seu negócio. Faça o mesmo com a foto da capa, evite pegar algo pronto do Google, crie ou peça para alguém uma arte que chame a atenção de seus clientes e não esqueça de fazer uma descrição do que é seu negócio.

VITAL: Informe os horários de funcionamento, telefones e e-mail de contato, o endereço do site ou blog.

Passo 2 – Seguidores e mais seguidores

Após criar a sua página de negócios, incorpore o LikeBox: https://developers.facebook.com/docs/plugins/like-box-for-pages, em seu site ou blog.

Deixe a caixa em um local de fácil visualização, como a barra lateral ou um rodapé especialmente feito para isto.

Compartilhe sua página para seus amigos darem os primeiros likes. Divulgue esta página de negócios em grupos que você participa e que são relevantes ao que você faz ou vende.

Passo 3 – Crie grupos sobre o perfil dos consumidores de seu produto

Vamos dizer que minha empresa é especializada em fazer eventos para adeptos do running. Posso criar um grupo sobre corrida de rua, dando dicas de como correr melhor e aproveito para vender meus produtos.

Mas cuidado, utilize no máximo 20% do conteúdo publicado para vender (use 5 postagens de dicas e notícias para cada vez que você publicar algo do seu negócio).

Lembre-se que o conteúdo é a melhor propaganda!

Passo 4 – Aplicativos para Fan pages

Se você já tem um conhecimento maior do Facebook, uma ótima alternativa é usar alguns apps.
Existem uma infinidades de aplicativos, dos mais inúteis até os que você nunca havia imaginado como sua vida existia sem ele. Tudo depende do seu negócio e estratégia.

Segue abaixo alguns Apps:

TabSite – Um app que permite criar abas personalizadas, abas de boas-vindas ou que carregam o site ou outros arquivos em html.

VideoBox – Monta o seu canal do Youtube direto no Face. Legal para quem precisa colocar treinamentos ou conteúdo de vídeo para seus fans.

Contact Me – É outro bem legal que permite criar um formulário de contato nas abas do seu Facebook.

Passo 5 – Banners no Facebook

Criar um banner de “bom dia” ou de datas comemorativas é uma ótima estratégia para que o seu consumidor lembre de sua existência. Mas por favor, crie uma peça legal, simples, com uma frase de impacto. Inclua seu logo o endereço do seu site. Utilize um padrão visual, não tente fazer peças feias ou que somente você entenda.

Divulgue seu produto também mas, não esqueça da regra dos 5 para 1 (5 banners de conteúdo para cada banner vendendo seu produto).

Passo 6 – Facebook Ads

Este é um passo indicado somente para quem já conhece bem da ferramenta ou se você já possui um bom conhecimento sobre o perfil de seus clientes.

É um recurso que gera bastante resultado, mas você deve fazer um bom planejamento antes. Defina um público-alvo, elabore um texto de impacto, defina se você vai pagar por clique, assinatura ou outro método.